• freedowsRoO

A way out

Hoje quero falar um pouco sobre esse jogo que foi uma grata surpresa quando foi apresentado na E3 de 2017 e despertou o interesse de muitos pela sua proposta exclusivamente coop.



Enredo.... e que enredo!

É difícil falar do jogo sem dar spoilers, o que posso dizer é que a trama do jogo é ESPETACULAR daquelas de te deixar de queixo caído, literalmente! Em um primeiro momento achei que o jogo era apenas uma história de fuga da prisão pois foi exatamente o que vi na grande mídia durante todo o tempo antes do lançamento, mas não para por ai.


O jogo começa com a escolha do personagem (lembrando que só é possível joga-lo em cooperação seja offline ou online) e na tela de escolha há apenas uma breve descrição dos dois personagens principais e é tudo que temos do enredo até o momento. O começo da aventura é um pouco lento mas conforme a história se desenrola o jogo da uma guinada espetacular e você começa a se importar com os personagens e suas convicções o que vai tornando o jogo cada vez mais imersivo e emocionante e você acaba querendo "maratonar" o jogo só pra saber o que vai acontecer no final.


Outro ponto interessante e que você pode interagir com praticamente todas as pessoas em sua volta e alguns objetos e para cada personagem o dialogo ou ação se desenvolve de maneira diferente o que te leva a conhecer mais os protagonistas e gera vários diálogos engraçados e tenso em determinados momentos.


Jogabilidade

A gameplay praticamente inteira fica em tela dividida e em alguns momentos a câmera foca em apenas um dos personagens e graças a isso mesmo no coop online você consegue ver e ouvir os diálogos do outro jogador o que é bacana pois não te obriga a jogar 2 vezes para conhecer a história do outro personagem. A tela dividida funciona muito bem e não atrapalha em nada no gameplay mas nem tudo são flores.


O foco do jogo é a narrativa mas mesmo assim senti que o jogo possui puzzles muito fáceis e a todo momento tem algum dialogo tosco do tipo "Ha! Seria bom pegar uma chave de fenda" dando alguma dica do que fazer o que pra mim tira um pouco a imersão em determinados momentos, outro ponto negativo são os covers que são terríveis e imprecisos o que é uma pena já que é um jogo de fuga e você precisa ser furtivo em vários momentos.


Trilha sonora e gráficos

Os gráficos não são o ponto forte do jogo mas são bem competentes, joguei o jogo no xbox one x e mesmo tendo o selo de "enhanced" não acho que os gráficos tenham muita diferença para a versão do xbox padrão. A trilha sonoro é show e faz bem o seu papel a todo momento seja em momentos dramáticos ou em momentos de tensão.


Conclusão

Daria nota 9 para o jogo, os pontos negativos que citei não tiram o brilho do jogo a narrativa do jogo é excelente, impactante e imersiva e o modo coop te faz realmente "entrar" dentro do jogo, pois assim como no jogo onde os dois personagens são dois estranhos que acabaram de se conhecer você sente a mesma coisa jogando coop principalmente jogando com alguém aleatório online, o que aumenta ainda mais a imersão dentro do game.


Se puderem jogar JOGUEM, posso dizer que vai ser difícil algum jogo esse ano bater "a way out" em narrativa.


Obs: O jogo permite que quem comprou o jogo possa convidar algum amigo para jogar basta o amigo ir na loja do xbox e baixar a versão de avaliação do jogo porém o jogo NÃO desbloqueia conquistas para a pessoa que esta com a versão de avaliação. Outro ponto a ressaltar é que levei 5:34:00 horas para completar o game mas alguns cenários não cheguei a explorar tanto, se explorar bem da umas 7 horas de game tranquilo.


Plataforma: Xbox One X

Gamertag: freedowsRoO

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

The Ascent