top of page

A polêmica da dificuldade nos jogos, existe dificuldade certa para se jogar?

Eis que de tempos em tempos essa polêmica surge internet afora causando um alvoroço e dividindo opiniões, por conta disso resolvi deixar aqui minha visão sobre o assunto, sem levar em conta pesquisas e estudos sobre o assunto, apenas a visão de um simples jogador como você.


Indo direto ao assunto, SIM! Eu acredito que a maioria dos jogos possuem uma dificuldade certa para serem jogados, que é a dificuldade padrão. Todo jogo é projetado para ser apreciado em uma determinada dificuldade, suas mecânicas, IA, level design e até mesmo narrativa, toda a experiência do jogo está atrelada a essa dificuldade.



Fácil, normal ou Difícil? Bom, para mim a dificuldade certa sempre será a normal pois se o jogo foi projetado para ser difícil ou fácil isso já será atrelado na dificuldade padrão, como por exemplo, jogos como Cuphead, Darksouls, Sekiro e até mesmo Celeste são projetados para serem desafiadores e até por vezes frustrantes mas toda a experiência do jogo está atrelada a isso, a mesma coisa são com jogos mais comuns, pegamos por exemplo um Gears of War ou Halo, sua dificuldade padrão permite você apreciar o jogo de forma balanceada e manter um ritmo na narrativa, alterar essa dificuldade seja para o fácil ou para o difícil com certeza afetará sua experiência como um todo.


Sempre que começo a jogar um jogo tento ficar o mais imerso possível naquele mundo, quero sentir a alegria e o desespero dos personagens em sua jornada, de que adianta o jogo te colocar em situações por vezes desesperadoras se o jogador colocar no fácil e passar a fase só para ver a próxima CG? Celeste mesmo é um jogo que toda a jornada da protagonista foi pensada para transmitir o que é ter depressão e ansiedade para pessoas que não sofrem dessa doença e o jogo faz isso com louvor, agora se for jogado no modo fácil quebra toda a experiência narrativa e de gameplay.


Agora a pergunta que não quer calar? Mudar a dificuldade te torna um jogador melhor ou pior? Definitivamente não! O texto nem é sobre isso e sim em como isso afeta sua experiência nos jogos, obviamente pessoas diferentes tem habilidade diferentes para jogar, muitas pessoas colocam no fácil por simplesmente não terem habilidade para determinados jogos ou por estarem de saco cheio do jogo e quer zerar mais rápido, por outro lado tem gente que só joga no difícil por realmente ser bom naquele jogo ou por puro masoquismo rsrsr…


E você, o que acha? Existe maneira certa de consumir jogos? Digam aí nos comentários, grande abraço!


2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page