top of page

Halo 4 - Explicando de forma simples e sem spoilers um pouco do enredo.

Atualizado: 30 de mai. de 2021

Eae pessoal como estão? Acabei de re-jogar Halo 4 no lendário e apesar de ser lindo graficamente e emocionar com a relação entre Chief e Cortana tinha esquecido o quão confuso e mal feito é o enredo do jogo e aproveitando o hype da galera com o Halo Infinite percebi que várias pessoas (assim como eu) estão revisitando a franquia Halo ou até mesmo entrando agora na franquia e como todos sabemos o universo de Halo vai muito mais muito além dos jogos, com isso resolvi sintetizar e tentar esclarecer alguns pontos do jogo sem dar spoiler afinal a saga Forerunner se estende para o Halo 5 e com certeza irá se expandir nos próximos jogos.


Inimigos - Dos Covenants para os Forerunners

Na minha visão Halo 1, 2, 3 e Reach, apesar de não se aprofundar no universo, contam bem a história dos Halos, o que são, pra que servem, quem são os Covenants e o que querem. Halo 3 fecha o arco da luta contras os Covenants e a partir do Halo 4 a história dá uma guinada completamente diferente introduzindo um novo vilão chamado Didact da raça Forerunner.


O que é o Mantle?

De uma forma bem simples é como se fosse a ‘bíblia’ da galáxia que serve para manter a paz e a ordem entre as espécies. O princípio central da crença no Manto era que as espécies mais desenvolvidas deveriam manter a harmonia em todas as outras vidas.


Quem são os Forerunners e qual sua relação com os humanos?

Os primeiros humanos são seres provenientes do planeta Terra, fazendo parte do segmento dos Primatas. Possuem cerca de 200 mil de anos e, atualmente, atingiram o nível Tier 2 de tecnologia durante a guerra Humano – Covenant – utilizando da Reversão de Tecnologia Forerunner e Covenant para avançar a tal nível. Fonte:


Os Forerunners são uma raça antiga e altamente desenvolvida tecnologicamente. Desapareceram há cerca de 100.000 anos atrás, tendo no auge de sua civilização cerca de 3 milhões de planetas férteis, compondo o que eles chamavam de Império Ecúmeno. Possuindo Tier 1 em nível tecnológico, os Forerunners criaram diversas instalações como Halos, Arcas e Shield Worlds.





Os Forerunners são uma raça alienígena similar a raça humana, os humanos e os Forerunners coexistiam na galáxia a milhares de anos atrás, os humanos eram uma raça muito mais evoluída do que vemos em toda franquia de jogos.


O colapso da humanidade e dos Forerunners ocorreu após a primeira infestação dos Flood, os humanos percebendo que os Floods haviam infestado um planeta Forerunner inteiro não tiveram outra opção a não ser seguir os ensinamentos do Mantle e destruir o planeta.


Alguns do alto escalão dos Forerunners entenderam(A Librarian) que o que foi feito foi necessário, outros não( O Didact ), começando assim uma guerra entre os humanos e os Forerunners. Em resumo, os humanos perderam a guerra e como punição os poucos sobreviventes foram isolados em outro planeta sem qualquer tipo de tecnologia, voltando a era ‘medieval’ para reconstruir a raça humana.


Após acabar com os humanos ainda havia outro inimigo a ser derrotado, o Flood. Didact por achar sua raça superior começou a cometer diversos crimes subjugando outras especieis e tentado conter os Flood a qualquer custo, inclusive indo contra o Mantle. Após várias tentativas do Didact sem êxito, a solução final para proteger a vida na galáxia foi, pela primeira vez, ativar os Halos o que acabaria com toda a vida na galáxia, inclusive as dos Forerunners, mas antes disso a Librarian catalogou na Ark toda forma de vida do universo que após a ativação dos Halos seriam semeados em vários planetas.


Ela acreditava que os Humanos seriam a próxima raça a proteger o Mantle e manter a ordem no universo e como punição ao Didact por subjugar outras raças, Librarian o aprisionou dentro de uma ‘cripta’ o que o manteria vivo mesmo após a ativação dos Halos, seu desejo é que quando ele acordasse, aprendesse a conviver com os humanos ao invés de se achar a ‘raça superior’.


Sendo assim, o Didact foi o único ser que ficou vivo no universo após a ativação dos Halos e só acordou de seu sono em Halo 4, declarando mais uma vez guerra contra a humanidade e indo contra os desejos da Librarian. Ele só não esperava que ia dar de cara com nosso Spartan 117.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page