top of page

A Plague Tale Requiem



"Réquiem": “Oração que a Igreja faz para os mortos.”


Morte, destruição e tragédia mas acima de tudo fé, a Plague Tale nos traz uma trama densa e pesada que transpassa a tela e nos traz um jogo que com certeza ficou cravado em minha memória.


Enredo

O jogo se passa 6 meses após os eventos do primeiro. A família Rune está unida e vivendo em paz longe de sua terra natal que foi consumida pela mácula, ao mesmo tempo que sua mãe ainda tenta encontrar a cura para Hugo.


A trama começa quando Amicia e Hugo no meio de uma brincadeira se deparam com várias pessoas sendo assassinadas em um castelo e ao serem perseguidos pelos assassinos Hugo acaba entrando em desespero 'ativando' a mácula novamente e atraindo os ratos para o local. Com isso, a jornada da família Rune recomeça a fim de levar Hugo para a Ordem dos Alquimistas que supostamente podem curá-lo.


O enredo é simplesmente incrível e conta com diversos plots ao longo de todo jogo que além de evoluir, expande de forma brilhante sua narrativa, não só no enredo em geral mas na evolução dos personagens, fazendo com que o jogador se apegue aos mesmos e se sinta parte da jornada.


É difícil falar do enredo sem spoiler, o que posso dizer é que eu definitivamente eu estava imerso, eu sentia a emoção junto com os personagens, sentia suas aflições, alívios, alegrias e tristezas, foi sem dúvida uma experiência narrativa incrível.


Jogabilidade

Plague Tale em sua essência é um jogo stealth e mantém seu padrão de jogabilidade do primeiro jogo, porém expandindo o arsenal dos personagens. A Amicia por exemplo, conta com algumas opções de upgrade mais letais, desbloqueando até uma besta em determinado momento.


Isso quer dizer que o jogo tem mais combate? De forma alguma, os recursos para utilizar essas armas são bem escassos e muitos inimigos tem proteção contra algumas dessas armas, ou seja, o stealth ainda é o ponto chave da aventura.


Outro ponto positivo, é que dessa vez, Amicia e Hugo contam com a ajuda de outros companions ao longo de todo o jogo e eles são peças fundamentais para resolver puzzles e até mesmo ajudar em combate.


Essas novidades trazem um frescor para a aventura sem estragar o jogo, é tudo bem equilibrado e encaixado perfeitamente na narrativa.


Gráficos

Os gráficos são surreais, é o jogo mais bonito que joguei no meu XSX, isso tudo é potencializado pela grande variedade de cenários, um mais bonito que o outro. Passei horas tirando diversas prints no modo foto do jogo.


Os modelos e expressões dos personagens também são um show, não tem nada no jogo que você olhe e pense “isso aqui ficou meio ruim”. Um trabalho impecável da Assobo.






Som

Outro ponto que fiquei impressionado, o cuidado com a ambientação sonora foi algo que me chamou muito a atenção. O cuidado com os detalhes é impressionante.


Por exemplo, no meio de um monte de NPC's conversando tinha uma mulher depenando uma galinha, é possível ouvir cada pena saindo da galinha, ou o barulho da escova passando no pelo de um cavalo. É incrível o trabalho sonoro desse jogo.


Conclusão

Ufa, sempre é difícil expressar em palavras as emoções vividas em um jogo, principalmente em um jogo tão intenso como esse. O jogo é praticamente impecável em tudo, a Assobo consegue expandir o primeiro jogo em todos aspectos de forma impressionante e nos entrega um jogo que sem dúvidas ficará marcado em minha memória. Recomendo a todos!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page